sábado, 9 de outubro de 2010

Planeta Brinquedo

Planeta Brinquedo
Ligi@Tomarchio®


O menino Tadeu TV, como era conhecido, vivia assistindo televisão. Nada era mais importante do que os programas diários que assistia. Sua mãe, coitada, não convencia o filho a atendê-la.
- Tadeu vem almoçar!
Ele não respondia. Continuava vidrado na tela da TV.
Sua irmãzinha, Tina, sempre queria sua atenção.
- Tatá, vem brincar!
Ele nem ouvia, e lá continuava vidrado ...
Tadeu tinha amiguinhos, mas, o único que o procurava, era Marcelo.
-Tadeu, larga a TV, vem jogar bola!
- Não posso, Marcelo, hoje tem muitos programas para assistir, vem comigo!
Tadeu TV, era magrinho, raquítico, branco como a neve. Não comia mais, não fazia exercícios físicos e nem saia do quarto para tomar sol. Todos estavam preocupados com sua aparência.
Um dia, ele ficou muito doente e sua mãe chamou um médico.
- Doutor, o que faço para que meu Tadeu fique bom. Ele não
come, dorme pouco, não brinca, não toma sol, e agora está com febre, tão fraquinho...
- Minha senhora, sinto muito, mas seu filho está com um vírus quase comum hoje em dia. O Vírus TV. Muitas crianças vivem em frente à televisão o dia todo e contraem esta doença. Com o tempo, elas vão ficando surdas, cegas, com a aparência de um robô que repete tudo o que ouve da TV.
- Mas Doutor, não há remédio que possa devolver a vida a meu filhinho?
- Não, minha senhora! Infelizmente não conseguimos descobrir
ainda nada que possa curar essa doença!
Bem... A mãe de Tadeu TV ficou desesperada. Tentou tudo que ouvia, tudo que pudesse fazê-lo renascer, ver, andar e parar de falar tudo como um robô ou uma televisão!
Um dia, Tadeu TV estava muito mal mesmo. Ardia em febre, nem conseguia mais falar e nem levantar-se da cama.
Seu quarto estava escuro e quieto. Era noite. Todos na casa
dormiam. Foi então que tudo começou ... De repente, a televisão ligou
sozinha. Na tela apareceu uma figura muito estranha. Não se parecia com
nenhum dos monstrinhos que Tadeu tivesse visto. Assustado, Tadeu acordou e arregalando os olhos, viu a tal figura. Após olhar bastante, perguntou:
- Quem e você?! Nossa! Como você é esquisito!...
A imagem da tela da TV olhou para Tadeu e respondeu:
- Eu sou um menino !
- Mas não pode ser, você é diferente, feio... De onde você vem? - perguntou Tadeu, super curioso e desconfiado.
- Eu vim do Planeta Brinquedo! - respondeu a TV.
- Como?! De outro planeta?! Não acredito! Você está dentro da televisão. Você é só uma imagem!
- Sou sim! Sou um menino e de outro planeta! Meu nome é
Brincalhão o Bom!
- Mentira sua! Você não é o Bom nada! Nem é de outro planeta e nem é menino!
- Claro que sou! Você é que está esquisito! Vai olhar no espelho. Parece uma tela de TV!
Tadeu levantou-se com dificuldade e se olhou no espelho, levando o maior susto.
- Mas esse não sou eu! Eu sou um menino! O Tadeu TV!
- É você sim. Você se transformou, porque só assistia televisão. Agora ficou assim!
Quando Tadeu tornou a olhar para a TV, não viu mais Brincalhão
o Bom. Procurou pelo quarto todo e não achou. Ficou triste.
- Brincalhão, cadê você? Volta! Fala comigo!
- Tô aqui, Tadeu! Do seu lado!
- Onde, onde?
- Aqui embaixo!
Tadeu olhou para o chão e viu lá aquele monstrinho engraçado , do tamanho de um cachorrinho.
- Nossa Brincalhão, como você é pequeno! Será que seu planeta é tão pequeno, também ?
- Não Tadeu. Eu posso me transformar no que eu quiser. Por isso eu sou o Bom!
- Ah! É?! Então me mostra!
Brincalhão começou a se transformar... Tornou-se, então, um menino normal, bonito, saudável, forte...
- Puxa, Brincalhão, você é o Bom mesmo! Que mais você sabe fazer?
- Eu posso brincar.
- Mas brindar do quê ? Não tem graça!
- Tadeu, você já esqueceu todas brincadeiras de meninos da sua idade?
- É, Brincalhão, eu sempre assisto TV, nunca brinco!
- Mas, Tadeu, você precisa aprender a brincar. Eu vou lhe ensinar!
- Como vai fazer isso, Brincalhão?
- Eu vou levar você até a minha casa, lá no Planeta Brinquedo!
E lá foram eles. Saíram pela janela e, magicamente, desapareceram no céu infinito, indo até um lindo lugar cheio de brinquedos.
- Chegamos, Tadeu!
- Puxa! Que beleza! Como a gente chegou aqui?
- Foi fácil. Eu não disse que era o Bom? Então, aqui estamos; Gostou?
- Claro! Mas o que vamos fazer com tudo isso?
- Eu vou ensinar tudo a você, Tadeu. Não se preocupe! Veja isso aqui. É um peão. As crianças da Terra brincavam muito com ele. É divertido! Vou mostrar.
- Mas como é bonito e gostoso brincar com ele. Como ele gira! E é colorido!
- Não disse, Tadeu. Aqui é tudo muito bonito. Tudo se movimenta, tem vida e faz bem para a saúde da gente!
- E aquilo ali, o que é?
- É um estilingue, eu mostro. Gostou?
- É gozado. Brincalhão. Como ele estica e solta as pedrinhas!
E assim. Brincalhão foi mostrando e ensinando Tadeu TV a brincar com brinquedos há muito tempo esquecidos pelas crianças da Terra. Todos os brinquedos eram grandes, bonitos e coloridos. Podia-se ouvir músicas também... Contos de Fadas...
Tadeu estava encantado e aos poucos foi voltando a ser um menino outra vez e até sentiu fome.
- Brincalhão! Estou sentindo alguma coisa diferente. Estou
conseguindo ouvir músicas, histórias bonitas e até sentindo fome! Será
que tem alguma coisa pra gente comer?
- Claro, Tadeu! Vamos até ali no pomar.
- O que é pomar, Brincalhão?
- Tadeu, você não sabe?
- Não, o que é?
- É um lugar onde uma porção de árvores dão frutas muito gostosas como maçã, pêra, goiaba, laranja. Tem tudo lá!
- É isso, então? Eu pensei que as frutas fossem fabricadas. Na televisão, elas apareciam em caixas bonitas... É, mas assim é bem melhor, a gente nem precisa comprar!
- É, Tadeu. Aqui, no meu planeta, temos muitas coisas bonitas. Nada aparece na televisão!
- E por quê não aparece na televisão?
- Porque não temos televisão!
- Não tem televisão nesse planeta tão bonito?
- Claro que não, pois aqui é o planeta Brinquedo e a televisão destrói as crianças. Faz com que elas fiquem doentes, como você estava, lembra?
- O quê? Não estou mais doente?
Brincalhão colocou Tadeu diante de um grande espelho e lhe mostrou como havia mudado.
- Brincalhão, que beleza! Eu voltei a ser um menino legal! Como fez isso?
- Eu não fiz nada!
- Como não, olhe pra mim!
- Tadeu, você mesmo se curou. Você brincou, se divertiu com os brinquedos, as músicas e as histórias infantis! Agora está curado.
É! Tadeu estava finalmente curado. Comeu várias frutas, tomou água da nascente, rolou no chão, correu, brincou e se sentiu menino outra vez. Deixou de ser Tadeu TV...
Mas outro sentimento começou a surgir em Tadeu...
- Brincalhão, você é muito Bom mesmo, seu planeta é lindo, gostei muito de estar aqui, mas começo a sentir saudades da Terra, dos meus pais, da minha irmãzinha, da minha casa...
- Claro Tadeu. Eu estava só esperando você sentir saudades. É a prova de que você está completamente curado!
- Então você vai me levar de volta?
- Agora mesmo! Mas tem uma coisinha...
- O que é, Brincalhão?
- Você tem que prometer não desobedecer mais sua mãe. Não
deixar mais de comer, de brincar com sua irmã, de ir à escola, brincar
na rua com os amigos e, principalmente, não pode mais assistir televisão como antes!
- Está bem, Brincalhão.
- Que bom Tadeu. Você está curado mesmo! Agora podemos voltar.
- Então vamos. Estou pronto, Brincalhão.
- Tadeu, feche os olhos e segure isso.
- O que é?
- É uma lembrança do meu planeta!
- Tá bom, então vamos.
E lá foram eles de volta à Terra, pelo infinito estrelado...
- Tadeu, acorde! Vamos, filhinho, o dia está lindo! Olha o café que preparei para você! Vamos, acorde!
- Mamãe, que saudades! Que fome! Como é bom estar de volta!
- Filho, como você está bem! Está curado! Venham todos, olhem o Tadeu! Ele está de volta. Não tem mais febre. Não fala mais daquele jeito esquisito. Está vendo e ouvindo! Que maravilha!
- Puxa, mamãe! Sabe que eu viajei para outro planeta? Lá era tão bonito ... Tinha meu amigo, Brincalhão o Bom, que me ensinou tudo. Agora eu já estou pronto para ser menino outra vez!
- Claro filhinho, claro!... Você veio de uma grande viagem! Deve ter sido a febre!
A mãe de Tadeu chamou o médico, imediatamente.
- Doutor, veja só ! Tadeu está curado. O vírus foi embora. Ele nem quer mais assistir televisão ! Só que anda contando umas histórias diferentes...
- Minha senhora, isso é normal nas crianças que contraem esse
vírus, mas, agora, ele está salvo. Fique tranqüila.
- Doutor, estou tão feliz que vou até tirar a televisão do quarto do Tadeu e dar de presente à alguma pessoa necessitada!
- Senhora, não faça isso! O vírus pode contaminar outras
crianças. Deixe a televisão em outro lugar, sempre desligada, pelo menos por algum tempo, certo ?
- Claro Doutor, tudo o que for melhor para meu filhinho!
Tadeu perdeu seu apelido e passou a ser chamado de Tadeu o
Brincalhão, pois estava sempre alegre, forte, saudável, brincando muito e ensinando aos outros meninos a brincarem com algo muito especial: um peão, presente de Brincalhão o Bom!...
*Escrito em 1989*

Nenhum comentário:

Postar um comentário